30/03/2010

Chevrolet Sedan Delivery 1956


A Sedan Delivery era considerada um pequeno caminhão, tanto que não aparecia nos folhetos de venda da linha de automóveis. Mas tinha a mesma frente cheia de cromados de um conversível.

VW Cabriolet 1962 e Hebmuller 1952



Vistas dos modelos.

Simca Jangada 1963

29/03/2010

Chevrolet Bel Air 1950/52




Vistas dos modelos.

Corvette Stingray 1964




Vistas de meu modelo.

Vistas do Ford Club Coupe 1951


O próximo vai ser a versão sedã.

27/03/2010

Ford 1951, terceiro dia


25/03/2010

Ford 1951, segundo dia




A maior parte da modelagem está pronta. Faltam o emblema V8 na lateral, a tampa do tanque de gasolina, o nome "Custom" em cima do friso lateral e refazer o painel.
Dedico este modelo ao amigo Nikollas Ramos do Blog Dos Carros Antigos que é feliz proprietário de um sedã 4 portas.
Um dia modelo teu carro, Nik. E o Victoria também.

24/03/2010

Ford 1951


Usando o modelo do Ford 49, comecei a fazer um 1951. O friso lateral e a traseira ainda não foram alterados.

Chevrolet Wagons


Quatro camionetas de 1958: Yeoman (amarela), Nomad (preto e branco, Brookwood (vermelho e branco) e Sedan Delivery (azul).

Chevrolet 1958


Vistas do Impala 1958.

Ferrari California Spyder 1958


Vistas do modelo.

23/03/2010

Aero Willys, vistas


Vistas do Aero.

Lincoln Zephyr 1936


O Zephyr foi lançado em Novembro de 1935, nas versões sedã de 2 e 4 portas. O cupê só veio no ano seguinte.

Simca Conversível



Depois do cupê é a vez de modelar o Simca conversível.
Usei bancos separados para dar um ar mais esportivo ao carro.

Projeto "Reggia"



Eduardo Prado está construindo uma réplica de Maserati que batizou de Reggia. O projeto segue uma linha "genérica", que reúne diversas características da marca.
Aí vão dois renders do modelo.

22/03/2010

Lincoln Zephyr 1937



Mais um Streamline: o "pequeno" Lincoln Zephyr foi o primeiro Streamline que realmente fez sucesso.

Kurtis Omohundro 1947 & 1948


Geoffrey Hacker é um colecionador de raridades. Modelei duas de suas aquisições: o vermelho é de 1947 e o azul de 1948. O vermelho encontra-se em exibição, o azul ainda aguarda restauração.

Frente e Verso



Dois renders frente e verso: Alfa Romeo 2000 Berlina (JK 1961)e Borgward Isabella 1959.

Phantom Corsair 1938



Projetado por Rust Heinz sobre uma plataforma de Cord 812, apenas um exemplar do Corsair foi construído. Um dos exemplos radicais do estilo "streamline" americano.

21/03/2010

Mas que honra!


O acervo da LIFE parece inesgotável. Quanto mais se procura, mais se encontra. Claro, tudo depende dos marcadores ou "tags" nas imagens. Na busca mais recente achei esta foto, ou foto de uma foto.
O Edifício Barão da Laguna ainda se debruçava sobre as margens da Baía de Guanabara, e quem não tinha vaga deixava o carro do outro lado da Avenida. Ainda não havia o jardim na alameda interna, ou talvez as árvores ainda fossem pequenas. Pela sombras a foto foi feita no comecinho de uma ensolarada tarde e, pelo pouco que se pode distinguir dos carros, no princípio dos anos 50.

19/03/2010

Chris Craft XK-19


Modelo feito para a Vizualtech.

Grand38


Modelado para a Vizualtech. Renders feitos pelo cliente.

18/03/2010

Micro Car Club de Mexico

Imperdível a visita ao site do Micro Car Cub de Mexico.
Confiram esta página. Algum clube nacional abraça esta iniciativa?

Rádios


Renders frontais da maior parte dos rádios que modelei.

Chevrolet 1957 com HDRI


Render com HDRI.

Chevrolet 1957


Render com efeitos no Photoshop.

Dodge Custom Royal 1956


Render de traseira com VRay Toon.

17/03/2010

Redsimon e suas imagens

Simon GP Geoghegan fotografou uma série de álbuns sobre carros britânicos e franceses. Marcas obscuras -- nem por isso menos interessantes -- como Riley e Jowett dividem a cena com Rover, Austin, Jaguar e outros. Gostei especialmente deste álbum só de laterais e este só de traseiras.

Interior Anos 50


De uma série de interiores usando diversos elementos dos anos 50.

Chevys em vetorial


Desenhos feitos em Corel Draw, usando basicamente a ferramenta "Blend" (mistura) para gerar as gradações de cor.

16/03/2010

Charles Eames


Cadeira criada por Charles Eames, render com VRay Toon.

Chevrolet 1953


O painel do Chevrolet 1953, modelagem beem antiga. Muitos "lathes" e "lofts".

50 Anos de Brasília


Ilustração encomendada pela agência Heads para anúncio da Petrobras na Edição "Brasília 50 Anos" da VEJA, Novembro de 2009. Alguns dos carros são 3d. O Aero, o JK e a Fiat Strada ficaram de fora.

15/03/2010

Sete décadas de tratores


Trabalho encomendado pela Vizualtech em maio de 2009.
Os tratores são genéricos, embora inspirados em modelos existentes.
Técnica: vetorial tratado em Photoshop.

O design que salvou a Ford





(texto originalmente escrito para o blog do Quarto Prêmio Quatro Rodas de Design)

É possível um só projeto desviar uma marca do caminho da falência? O Ford de 1949 provou que sim.

Recapitulando...

Fim da Segunda Guerra, a Ford ia mal das pernas. Edsel Ford morrera em 1943, obrigando o velho (e já senil) Henry a assumir o comando. Só que os tempos não eram mais os do Modelo T, e Ford deixava tudo na mão de seu braço-direito, um cara barra-pesada que diziam ter bom trânsito junto aos sindicatos. Mas a má gestão ameaçava os contratos de produção de armamentos, e foi preciso dispensar Henry Ford II (o filho mais novo) do serviço militar -- ou a Ford ia para o buraco.

Henry Ford II assumiu, botou Harry Bennett (o barra-pesada) na rua, reuniu uma equipe de gente competente e começou a trabalhar. Era preciso dar cara nova ao Ford. O design do carro vinha mudando muito devagar desde o Zephyr, e estava positivamente datado. Mas as coisas iam mudar, e muito.

Numa primeira fase Eugene Gregorie, o estilista-chefe da Ford, apresentou seu projeto. A equipe o achou exagerado para um Ford, decidindo que seria bom para o novo Mercury. Mercury resolvido, mas o Ford era assunto urgentíssimo, e a equipe resolveu buscar ajuda fora de casa. Chamou George Walker (que mais tarde assumiria o cargo de Gregorie), Elwood Engel, Joe Oros, Bob Bourke e Holden Koto (do escritório de Raymond Loewy) e Dick Kaleal, contratado de Walker. Cito todos esses nomes pelo trabalho que realizaram e pelo crédito que justamente merecem.

A turma deu duro, fez serão, e por fim apresentou quatro modelos em escala. A equipe de Ford II escolheu um, e pediu que fossem usados detalhes dos outros. Gregorie não gostou (não foi dele o escolhido) e pediu o boné. Mas o projeto Ford foi em frente, e dezenove meses se passaram do conceito à produção.

O carro impressionava, por fora nada em comum com o Ford de 1948 (e requentado desde 1940). Comparado aos da GM, bem menos escultural -- mas de estilo muito mais limpo. Laterais lisas, a não ser por uma discreta saliência que terminava nas lanternas. Paralamas totalmente integrados às laterais, e estas quase fundindo com o miolo capô/cabine/porta-malas, o que lhe valeu o apelido de "caixa de sapato". Intriga da oposição, pois o Ford era de longe mais moderno que os GM -- e os da Chrysler então nem se fala.

Design prático, que fazia o carro parecer maior que o modelo de 48, embora fosse mais curto e mais estreito; bem mais confortável também: o centro de gravidade mais baixo e o motor mais à frente garantindo mais espaço para os ocupantes.

Devido ao curto prazo de planejamento-produção, saiu da linha de montagem com diversos problemas. A Ford foi rápida na correção do curso, e o modelo fechou o ano à frente do Chevrolet. Um recorde que a Ford não batia desde 1930.

Nem tudo é perfeito. O famoso "nariz de bala", inventado por Kaleal, prejudicava o aspecto horizontal do desenho, marcava demais o centro do capô. Foi defendido desde o começo, pois conferia personalidade ao carro. Ah, o poder do ornamento... O "nariz de bala" foi repetido no ano seguinte, mas diminuiu e foi embutido, virou um par dentro da grade no desenho de 51.

Valeu o investimento. A Ford tirou o pé da lama e fez frente à poderosa GM. Cresceu, e ficou tão confiante que na década seguinte resolveu criar uma nova divisão -- Edsel. Mas esta história eu conto depois.

Interessante filmete que embora incompleto, mostra todo o desenvolvimento do Ford 1949; desenhos, o modelo em argila, o estúdio, o desenvolvimento, os testes e até as fresas: realmente um prazer assistir.

12/03/2010

Bonneville Streamliner III


Por encomenda de Mark Brinker, colecionador de automóveis, fiz este "streamliner" de 1952 que ele está restaurando na forma original.

ShareThis